Voltar ao site

A Evolução da Teleneurologia

A Evolução da Teleneurologia

A Teleneurologia é um modelo eficaz para a avaliação rápida de pacientes que requerem cuidados neurológicos em locais remotos. Esses locais desatendidos incluem áreas rurais isoladas geograficamente, bem como núcleos urbanos com quantidade insuficiente de especialistas em neurologia. Esta tecnologia permite que os neurologistas sejam capazes de atender a crescente demanda por acesso a cuidados neurológicos.

No Brasil, o atendimento por telemedicina é comumente conhecido nas áreas de Cardiologia e Traumatologia. Diante da escassez de neurologistas e da alta complexidade das doenças neurológicas, no entanto, é natural que a Teleneurologia avance e obtenha grande adesão dos centros hospitalares e dos médicos neurologistas. Soma-se a essas motivações, a tendência ao envelhecimento populacional e um provável aumento de doenças relacionadas à idade, tais como Alzheimer, Parkinson e Acidente Vascular Cerebral.

ATENDIMENTO EFICAZ CONTRA O AVC

Amplamente utilizada em países como Alemanha, Espanha e Estados Unidos, a Teleneurologia é consolidada no atendimento à pacientes com suspeita de AVC, situação que demanda atendimento e diagnóstico emergenciais, responsáveis por reduzir significativamente as sequelas dessa doença.

Nesses casos, a expressão “Time is Brain” traduz a importância da rapidez no atendimento, dado que, durante um acidente vascular cerebral (AVC), 2 milhões de células cerebrais morrem por minuto. Portanto, quanto antes um paciente for atendido, maior será o benefício, principalmente se o auxílio médico ocorrer dentro das primeiras 4 horas após o início dos sintomas iniciais de um AVC.

DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS TRATADOS COM TELENEUROLOGIA

Os sintomas possíveis de serem tratados via Teleneurologia ultrapassam os relacionados à fase aguda do AVC. Neurologistas relatam diagnósticos e tratamentos para sintomas que incluem dores de cabeça, demência, esclerose múltipla e epilepsia.

Em resumo, os benefícios da Teleneurologia incluem:

  1. Agilidade no tratamento de doenças neurológicas;

  2. Redução dos custos de atendimento;

  3. Evita deslocamentos desnecessários de pacientes;

  4. Redução no tempo de viagem para neurologistas.

O CEANNE - Centro Avançado em Neurologia e Neurocirurgia oferece o serviço de Teleneurologia. Clique aqui e assista nosso vídeo explicativo para ficar por dentro dessa evolução na medicina.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK