Return to site

Ministro da Saúde conhece projeto Telemedicina do CEANNE

CEANNE apresenta os resultados da Telemedicina ao Ministério da Saúde

Na última semana, o neurocirurgião Gustavo Isolan, Diretor do CEANNE, foi convidado pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para apresentar ao Ministério os resultados do serviço de Telemedicina do último ano. O trabalho, desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, traz avanços à telessaúde no combate ao AVC.

Com o modelo de Teleneurologia para o combate ao AVC, o CEANNE Telemedicina está presente em 5 hospitais, sendo eles:

  • Instituto Cardiologia Hospital de Viamão;

  • Fundação Hospital Centenário, de São Leopoldo;

  • Hospital de Caridade de Santo Ângelo;

  • Hospital de Caridade de Três Passos;

  • Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta.

Apenas em 2017, 267 pacientes foram atendidos e diagnosticados durante a fase aguda do AVC. Destes, mais de 150 foram elegíveis para o tratamento trombolítico.

Além de reduzir as eventuais sequelas decorrentes do AVC e ampliar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença, esses atendimentos representam uma grande economia para os agentes de saúde.

Um estudo nos Estados Unidos publicado em 2005* demonstrou que 600 dólares são economizados para cada paciente que recebeu tratamento trombolítico (IV-tPA).

* Demaerschalk B.M. YTR. Economic benefit of increasing utilization of intravenous tissue plasminogen activator for acute ischemic stroke in the united states. Stroke. 2005;36:2500-2503

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK